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Tanajura e Sua Jornada Marítima até os EUA

Ficha 4×1

Data: 11/08/2012 à 13/08/2012

Onde estávamos: Cartagena de Índias – Colômbia

Por quê? Exportação temporária da Tanajura para os EUA

Tempo dedicado aos processos burocráticos e preparações: 3 dias, somando tudo.

Pneu Cheio: tratamento dos Colombianos. Todas as pessoas com quem interagimos foram bastante solícitas e simpáticas, sempre se preocuparam em nos ajudar e em nos fazer gastar o mínimo de tempo possível com todos os procedimentos. Vale mencionar que até os guardas que vistoriaram o carro foram simpáticos!

Pneu Murcho: ter ido até o porto (que era longe de onde estávamos) a toa, às 8h da manhã, por causa de uma informação errada dada por uma funcionária.

Tanajura e Sua Jornada Marítima até os EUA

Depois de termos muito pesquisado, ponderado e discutido sobre qual seria a melhor maneira de enviar a Tanajura, acabamos decidindo enviá-la, via navio, de Cartagena (Colômbia) para Seattle (Estados Unidos) – mais informações sobre essa nossa difícil decisão você pode encontrar aqui, no nosso post sobre tudo isso!

Como esse processo todo é bastante burocrático e cheio de detalhes, vamos tentar contar aqui o passo-a-passo para que todos possam saber como ele funciona!

Bom, o nosso primeiro dia de trabalho foi bastante intenso. Acordamos cedo e fomos até a empresa Naves Colômbia, que trabalha com transportes marítimos e seria quem iria cuidar do embarque da Tanajura. Chegando lá fomos muito bem atendidos pela Luz Elena que, apesar de não ter sido muito bem informada sobre o nosso caso pelo nosso agente, foi simpática e paciente. Nos explicou como seriam todos os procedimentos e nos deu um documento de duas páginas que continha todas as instruções para os próximos passos, parecia uma gincana!! Saímos de lá e…..estava dada a largada!!

Tarefa 1 – Objetivo: Solicitar autorização de exportação do veículo. Duração: 1h30 (os tempos de duração incluem os deslocamentos de um lugar para o outro). Entramos na Tanajura e nos dirigimos até um lugar que tirava xerox, pois precisaríamos de alguns documentos. Em seguida fomos ao DIAN (aduana colombiana) munidos das cópias de: carteira de motorista, documento de entrada da Tana na Colômbia, documento do carro e passaporte. Essa tarefa foi fácil, apenas demoraram um pouco para nos atender, mas nada mais justo, entramos no prédio e estava todo mundo comemorando a conquista da primeira medalha de outro da colômbia nas olimpíadas de Londres (Mariana Pajon, ciclismo BMX)!!

 

Tarefa 2 – Objetivo: Registrar um de nós no porto. Duração: 3h. Tínhamos que pedir uma pré-autorização na Sociedad Portuaria (empresa que administra o porto) para que, no dia em que o carro fosse entregue, uma pessoa pudesse entrar dirigindo o carro. Dado que o porto é uma área controlada, essa pessoa tem que ter um registro. Outra coisa importante é o seguro de vida, todo visitante que entra no porto tem que ter um seguro de vida válido e deve apresentá-lo nesse momento em que faz o registro. No nosso caso não precisamos comprar pois o nosso seguro de viagem (que é World Nomads) já foi suficiente para o que o porto exigia. Como chegamos perto da hora do almoço tivemos que esperar um pouco a mais do que o normal, mas correu tudo bem e pudemos até degustar um bom café colombiano durante a espera.

Tarefa 3 – Objetivo: Entregar a Tanajura limpa e vazia. Duração: 6h. Na noite anterior tivemos que tirar todos os nossos pertences de valor e roupas que usaríamos durante os quase 30 dias sem a Tanajura. Dado que ela é a nossa casa, gastamos um tempinho razoável fazendo isso. Afinal, além de tirarmos as nossas coisas tivemos que reorganizar muitas outras, para ter certeza de que nada ficaria na parte de dentro do carro (onde as pessoas que lidariam com o carro teriam acesso). Fora isso, levamos ela para um banho, dado que tinha que ser entregue limpa. No dia seguinte então nos dirigimos até o terminal para entregar a Tana! Chegando lá tudo correu bem e ela ficou em um pátio, aguardando algumas vistorias e o embarque. Logo depois disso fomos até o departamento da polícia antinarcóticos, que também fica dentro do terminal e lá entregamos uns documentos para solicitar uma data de vistoria. A tal vistoria é obrigatória para todos os carros que são exportados da Colômbia. Quando chegamos lá descobrimos que teríamos que ter escrito uma carta de responsabilidade sobre o carro e que, dado que não a tínhamos em mãos, teríamos que voltar no dia seguinte para solicitar a vistoria. Conversa vai, conversa vem, conseguimos convencer a policial a nos deixar usar um computador deles mesmo, para escrever e imprimir a carta! No fim deu tudo certo e ainda acabamos usando o computador do chefe de polícia!!

Tarefa 4 – Objetivo: acerto final de burocracias e pagamentos. Duração 2h. Voltamos para a Sociedad Portuaria para efetuar o pagamento da fatura referente aos documentos e alguns procedimentos portuários. Além disso, informamos para eles o horário que os policias haviam combinado conosco para a nossa vistoria da antinarcóticos. Eles confirmaram o horário, que seria às 8h do dia seguinte, e nos deram um documento para entregar aos policiais.

Tarefa 5 – Objetivo: Realizar a famosa vistoria antinarcóticos. Duração 4h. Chegamos ao porto às 7h30, com uma certa antecedência para evitar qualquer imprevisto! Que surpresa! Depois de tudo ter dado tão certo algo tinha que dar errado, estava tudo indo bem demais!! Ocorre que quando chegamos lá os policiais disseram que a policial do dia anterior (que havia me informado o horário em que seria realizada a vistoria) havia se enganado, a vistoria não poderia ser feita às 8h da manhã, seria apenas às 14h. Depois de muita insistência sem sucesso, voltamos para o hotel! Finalmente, às 13h40, estávamos lá de volta para a vistoria e aí sim deu certo, o Gustavo entrou no porto (só pode entrar uma pessoa por carro) e foi em direção à Tanajura para começar a retirar TODAS as coisas de dentro do carro, da caçamba, das barracas e dos armários! Sim, essa vistoria é famosa justamente por causa disso, os policias te fazem tirar absolutamente tudo do carro e tem fama de serem bastante implicantes! Bom, no nosso caso não tivemos problema nenhum, muito pelo contrário, os guardas eram fãs do Brasil e nem me fizeram tirar tudo do carro! Os armários, por exemplo, nem foi preciso esvaziar. Disse que eram roupas e que iriam ficar todas sujas se tivesse que colocá-las no chão! Eles concordaram, analisaram para ver se não havia nenhum fundo ou parede falsa nos armários e liberaram para trancá-los. Vale dizer que eles são bastante rígidos no que diz respeito a vistoria, alguns exemplos: levaram a geladeira para passar em um scanner, experimentaram um dos remédios para ver se não era droga, examinaram até a tampinha do vidro de azeite para ver se não tinha nada escondido dentro, etc. Feita a vistoria eles entregaram um papel de liberação e estava tudo certo.

Tarefa 6 – Objetivo: Finalizar os procedimentos. Duração 1h. Depois de estacionar novamente a Tana no pátio (após a inspeção) e entregar as chaves dela para o pessoal do porto, nos dirigimos até a Naves Colômbia novamente, entregamos toda a papelada que acumulamos com esses procedimentos e pronto, tínhamos cumprido todas as tarefas, a gincana havia terminado!! Agora era só esperar a Tanajura embarcar no navio!!

Procedimentos finalizados, Tana no porto, pronta para embarcar e nós ansiosos para começarmos a desbravar o fim do verão nos Estados Unidos!!

7 Comentários

  • Como disse a vcs adoro ler relatos de viagem. Estou adorando as aventuras da Tana.. Achei super criativo o “Pneu cheio” e o “Pneu murcho”. Parabéns pelos relatos e pelas conquistas meninos.

    • 4x1
      4x1 Says

      Ficamos felizes em saber, Andrea! A Tana também!! Muito obrigado! Se cuidem por aí!! Beijos!!

    • 4x1
      4x1 Says

      Não adianta, a Tana é realmente a Pop Star dessa viagem!! hahaha :)
      Valeu pelo comentário e pelo super apoio Andrea!! Esperamos que você continue nos acompanhando!

  • Grace Says

    Gostei do nome dado ao processo: Gincana! No total foram quantas horas então?! Rsrsrs! E a minha curiosidade, como foi o Roll-On Roll-Off? A Tana chegou intacta? Espero que sim! E agora já estão quase no Alasca! Vão adorar esse lugar! Curtam muito! Beijos! = )

    • 4x1
      4x1 Says

      Oi Grace!!

      A “gincana” durou aproximadamente 3 dias (sexta, terça e quarta). Mas olha, agora que já fizemos o outro lado do processo (retirada do porto nos EUA) podemos dizer que essa gincana até que foi curta! Aqui nos EUA foi BEM mais demorado! Você vai ver logo logo no post de Seattle! hahahha
      O Ro-Ro foi BEM tranquilo. Deixamos a Tanajura no porto em Cartagena e retiramos ela intacta em Seattle (Tacoma)

      Beijos!!

  • Marialice Volpe Says

    Gente!!!!!! Foi mesmo uma gincana…
    Fiquei impressionada com a quantidade de coisas que ainda restaram na Tanajura, depois que vocês já tinham retirado o que iam levar para os USA !!!
    Espero que todos tenham feito uma boa viagem…vcs e a Tana, coitadinha, que teve que ir sozinha…
    Fiquem com Deus e até a próxima.
    Beijos
    Tia Ice

    • 4x1
      4x1 Says

      Oi tia! É, quisemos escrever assim porque parecia uma gincana mesmo….fora que tínhamos que correr contra o tempo, pra pegar tudo aberto, pra não chegar nos lugares na hora do almoço…enfim, uma correria! Mas no geral deu tudo certo e não tivemos nenhuma grande surpresa ou imprevisto!! Até a próxima, fiquem com Deus também! Beijos

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