Traducción / Translation


Acompanhe aqui os relatos, dicas, fotos e vídeos da Expedição 4x1 Retratos das Américas!



Spot

Placa - Serra da Canastra

Ficha 4×1: Serra da Canastra (MG)

Data: 28/04 até 30/4.

Origem: São Paulo (SP).

Destino: Vargem Bonita (MG), na Serra da Canastra.

Distância: 638 km.

Pneu Cheio: Cânions do Velho Chico em Capitólio.

Pneu Murcho: Tempo instável com chuvas esporádicas e vento.

Tempo de Viagem: 13 horas na ida e 8 horas na volta. Com as paradas para admirar as paisagens ao longo do caminho, demoramos mais do que planejávamos na ida. Já na volta, paramos uma vez para comer algo e seguimos direto, concluindo a viagem em menos tempo.

Furnas

Trajeto Escolhido: Caminho mais longo, mas que compensa! Saímos de São Paulo pela Fernão Dias (SP-381) – ótima pista por sinal – rumo a Pouso Alegre. Na altura de Pouso Alegre, tomamos a BR-459 (que vai para Poços de Caldas) por aproximadamente 8 km e logo pegamos MG 179 em direção a Alfenas. Em Alfenas, pegamos a BR-491 rumo a Areado e depois seguimos a MG-184 sentido Alterosa, passando por Alpinópolis, até chegar a Capitólio – nessa região é que passamos por Furnas, com uma belíssima vista do Rio São Francisco e cânions muito bonitos! De Capitólio, seguimos direto para a Serra da Canastra, mais especificamente para a cidade de Vargem Bonita, onde ficava o camping da Crioula, no qual ficamos hospedados. Essa rota é mais longa, porém paga-se menos pedágio e a vista em geral é mais bonita, já que em muitos trechos se costeia o Velho Chico! O trajeto da volta foi basicamente o mesmo.

Cachoeira do Rio São Francisco

Onde Dormimos: Camping da Crioula, ótimo lugar! (para mais informações, clique aqui). Passamos duas noites no Camping da Crioula, local do III Encontro da Camping’s World. A infraestrutura era bastante interessante, com banheiros, chuveiros com água quente, tomadas disponíveis na área de camping e bastante espaço para acampar. Devido ao evento, estavam sendo servidas refeições no próprio camping. A proximidade de diversas atividades da região é um ponto positivo do local.

A Viagem: Paisagens que só o Velho Chico pode oferecer. Nossos passeios começaram no próprio trajeto, quando paramos para apreciar a bela vista da hidrelétrica de Furnas. Logo ao lado, estavam os estonteantes cânions de Capitólio, onde fizemos uma pequena trilha no meio da estrada para ter a vista perfeita da água azul, cercada pelas formações rochosas. Paisagem daquelas que só vemos em filmes!

Canios de Capitólio

É possível contratar passeios de barco por ali, o que acabamos deixando de fazer já que estávamos atrasados para chegar ao nosso destino final. Nossos dias no Parque Nacional da Serra da Canastra foram divididos em dois passeios longos: Parte Alta e Parte Baixa da Casca d’Anta, a maior queda do São Francisco. Os passeios, auxiliados por guias super competentes da Canastra Adventure, envolviam mais de 60 km de estrada de terra para chegar ao destino. Bom ter um 4×4 à disposição! Da parte Alta, pudemos ter uma vista panorâmica do Parque, enquanto na Parte Baixa pode-se chegar bem próximo à queda d’água. No caminho do primeiro passeio, está o que dizem ser a nascente do Rio São Francisco!

Cachoeira Casca D'Anta

Quem não Gosta de Comida Mineira? Nossos dias no camping durante o Encontro incluíam refeições tipicamente mineiras: bisteca, tutu de feijão, mandioca frita e afins. Sem contar os cafés-da-manhã repletos de muito pão de-queijo e o famoso queijo Canastra. Uma delícia! Não pudemos deixar de comprar aquele doce-de-leite para adoçar a vida na volta para casa. A parada em Capitólio nos proporcionou um almoço diante da bela vista dos cânions a um preço justíssimo (aprox. R$25 reais), considerando a fartura e a paisagem. Nosso restaurante era relativamente simples, uma vez que a atratividade turística do local faz com que haja alguns restaurantes mais sofisticados na região.

4×1 Aprendizados. Apesar das paisagens realmente inspiradoras com as quais nos deparamos ao longo da viagem, o ponto alto foi a troca de experiências dentro do camping. Aventureiros de primeira viagem, aprendemos muito nas conversas com os mais experientes!

10 Comentários

  • Pingback: kol saati

  • Pingback: Interior Designer Minneapolis

  • Pingback: Viagem poa - serra da canastra

  • Luiz de Souza Says

    Ai pessoal quero ver mais fotos manda ver.

  • Samuel Gerez Says

    Boa sorte pessoal, não consegui me despedir antes de sairem.

    Desejo muita aventura para vocês nesta viagem ! Estou acompanhando e divulgando pro pessoal aqui na Nestlé !

    Abraços !

    Um detalhe, a data que colocaram está mês 4.

    • 4x1
      4x1 Says

      Oi Samuel!! Valeu, cara!
      Na verdade ainda não saímos, essa foi uma mini-expedição que fizemos para a Serra da Canastra para testarmos equipamentos e entrarmos no clima da aventura (por isso a data do mês 4). Devemos sair nessa sexta-feira! Abração, Expedição 4×1.

  • Gostaria se possível que vocês colocassem a possibilidade no site de “envio de página” para outros endereços. Isso vai ajudar a divulgar muito mais. Se já existe, me perdoem mas não consegui localizar. Gostaria de mandar essa página para alguns amigos porque estamos planejando fazer um passeio desses, só que bem mais curto como esse da serra da canastra e mais modesto do que vocês planejaram pelas Americas.

    • 4x1
      4x1 Says

      Oi Rogério, no final do post tem um botão laranja escrito “share”. Clicando nele vai aparecer um outro botão “email”. Por ali é possível compartilhar a página, OK? Qualquer dúvida é só falar! Abraços!

  • Ótimo, perfeito! Esse modelo vai enriquecer muito o trabalho de vocês, além de deixar uma literatura muito rica para quem estiver interessado em fazer o roteiro. Obrigado pela atenção. Estou viajando com vocês!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>