Ficha 4×1
Data: 13/01/2013 à 14/01/2013
Saímos de: Belize City – Belize
Distância total: 32 km
Onde dormimos: M&N Apartments…opção mais barata que encontramos na ilha.
Pneu Cheio: O Fantástico Blue Hole, um mundo à parte debaixo d´água.
Destino final: Caye Caulker – Belize
Tempo de viagem: Cerca de 45 minutos
O que comemos de bom: Lagosta assada! Iguaria comum nos restaurantes da região e com preço muito mais camarada que no Brasil.
Pneu murcho: Fora de temporada…não havia um barzinho movimentado quando estivemos na ilha.
Trajeto: Tomamos um “barco-táxi” em Belize City, direto para a ilha.
Caye Caulker e o Blue Hole
Depois do caos que é Belize City, chegar em Caye Caulker foi de certa maneira, um alívio. Localizada a 32 km da costa, a viagem dura cerca de 45 minutos de lancha rápida. Dentre as diversas opções de ilhas na costa belizenha, Caye Caulker é o principal ponto de partida para o famosíssimo Blue Hole, um paraíso do mergulho.
Pequena e tranquila, em alguns minutos de caminhada já se pode dizer que cruzou toda a ilha. Norte-sul, Caye Caulker tem cerca de 8 km e Leste-Oeste pouco mais de 1.5 km. Pequenas pousadas se espalham por toda ilha, juntamente com restaurantes e bares.
O lugar é bom para passar o tempo relaxando de frente para o mar, principalmente no Split, principal point de Caye Caulker. O Split divide a ilha em duas e há a lenda de que foi criado naturalmente depois do furacão Hattie, que devastou Belize City e seus arredores em 1961. No entanto, isto não passa de um mito. O Split foi construído pelos habitantes da ilha, depois que o furacão abriu espaço suficiente para que fosse feito. Hoje, o point recebe inúmeros turistas, que passam o dia tomando sol, mergulhando no mar de água verde e tomando uma cerveja no bar.
Um dos melhores programas da ilha é comer bem. Peixes e frutos do mar são a especialidade! Não pudemos deixar de provar uma bela duma lagosta. E talvez melhor que o próprio sabor, era o preço: apenas cerca de $10 dólares. Há também o tradicional frango temperado com arroz, feijao e salada de batata, recorrente em toda Belize.
Além do mergulho tranquilo no mar, a ilha tem alguns pontos para snorkel. Mas o que chama a tenção por lá mesmo são os passeios para as barreiras de coral. A jóia do mergulho nas Américas está justamente nas redondezas: o Blue Hole. O André é o único mergulhador certificado entre nós, e não perdeu a oportunidade de conferir esse mundo subaquático fantastico. Ele nos conta:
Conhecido mundialmente pelos apaixonados por mergulhos de profundidade, o Blue Hole se caracteriza por sua água de coloração mais escura que a água ao seu redor, em função da formação circular de corais. O mergulho, que foi feito com a empresa Big Fish Dive Center, cujos guias se mostraram competentes e trasmitiram confiança, começa a partir das 5:30 da manhã com um café. Ao todo, éramos 30, europeus em sua grande maioria, numa lancha de 30 pés aprox., que levou 2 horas para chegar ao Blue Hole, saindo de Caye Caulker. A viagem não é a melhor parte, e para quem tem problemas com o balanço do mar vale a pena tomar um dramin, ou algo do tipo. A lancha, apesar de grande, vai muito rápido e o sobe e desce, principalmente quando o mar está muito agitado, facilmente deixa tonto. Eu não tomei e acabei “alimentando os peixes” em um determinado momento. Mas conforme vamos nos aproximando e começamos a avistar aquele círculo escuro em meio ao infinito oceano, a adrenalina já começa a tomar conta e o coração bate mais forte. É simplesmente fantástico observar aquele círculo escuro em alto mar!
Para mais fotos de Caye Caulker e do Blue Hole, clique aqui!
8 Comentários
Que Maravilha este Blue Hole!
A cor da água é muuuito linda!
Boa viagem… fiquem com Deus!
bjsss.
O Blue Hole é impressionante mesmo!!! Ficamos todos com inveja do André hehehe
Realmente é uma delícia ler os posts que trazem tanto conhecimento e informaçoes nos seus relatos. Parabens! Meu querido fotógrafo , caprichando cada dia mais ! Lindas fotos. Deus os abençoe.
Beijos.
Miriam
Oi mãe! Obrigado!! A natureza ajuda muito também hehehe! Fica fácil fotografar!
Que maravilha esse tal de BLUE HOLE!!!!!!!
Bruno tá magrinho!!!!!
bjs
Oi Geyza!! O Blue Hole é algo inacreditável mesmo, o André que o diga! Quanto ao Bruno, foram 12kg de emagrecimento, acredita!? Muito magro mesmo!!
O máximo que fiz até hoje foi arriscar um snorkel em Porto de Galinhas e na Coroa do Avião em Itamaracá, entretanto ainda quero aprender a mergulhar para desfrutar da paz, silencio e beleza dos arrecifes, peixes, corais que são simplesmente maravilhosos. Se já é ótimo vê-los com snorkel na flor d’água, imagino vê-los em maiores profundidades onde a depredação é mais rara. Não consegui visualizar o Big Hole nas fotos.
Oi Rogério,
O mergulho é uma prática que traz muita paz e plenitude mesmo! Estar lá em baixo, sozinho, apreciando a vida marinha é algo que não tem preço nem explicação! Sobre o Blue Hole, ele é aquele “buraco” azul mais escuro, na foto que está abaixo da que tem o Nandes comendo um prato de comida! Abraços!