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Pré Viagem: Tanajura e Seus Dias de Princesa

Durante as 4 semanas que antecederam a partida da Expedição 4×1, a Tanajura esteve no “salão de beleza” e passou por uma série de modificações, afinal precisava estar preparada para os mais diversos tipos de condições de estrada, já que percorreremos aproximadamente 70.000km entre asfalto, areia, barro, neve, etc. E, com a ajuda de inúmeros parceiros, conseguimos deixá-la como queríamos!!

Vamos as transformações!

Começando pela dianteira, trocamos o para-choque original por um para-choque de alumínio naval – material que oferece uma ótima combinação de resistência e leveza. Esse para-choque, projetado e fabricado pela 4WD, servirá não só para aumentar a segurança, mas também atender algumas exigências de determinados países, como, por exemplo, no caso da Argentina (trilheiros experientes nos disseram que lá e, em algumas outras fronteiras, policiais afirmam não ser permitido que o veículo tenha qualquer equipamento que ultrapasse as dimensões do veículo). No nosso caso, portanto, o para-choque também servirá para embutir o guincho de 12.000 lbs da Ironman 4×4 que estamos levando conosco. A instalação do guincho, assim como toda a parte elétrica, foi feita pelo Celso, da Winch. Ainda para aumentar a proteção contra choques, colocamos uma chapa de alumínio naval – na parte inferior, para proteger o cárter e radiador – e uma grade frontal, dando um aspecto de ainda mais robustez à Tanajura. Quem nos ajudou com as proteções foi o Jorge, da 4WD. Instalamos ainda um farol de milha a mais e um farol de neblina da Ironman 4×4, encaixados na grade frontal. Debaixo da Tana ainda substituímos o conjunto de suspensão e amortecedores originais por um KIT mais robusto, também da Ironman 4×4, indicado para situações em que o veículo trabalhará a maior parte do tempo com bastante carga (que é o nosso caso). A instalação foi feita na Suspentécnica, com o Alberto, que também fez uma ajuste de cáster e realizou o alinhamento e balanceamento do veículo. Tudo isso, tendo em vista que estamos com aproximadamente 800 Kg e a Frontier SE Attack possui uma capacidade de carga de 1.030 Kg. Trocamos também as pastilhas originais por pastilhas de freio de alta performance, da EBC brakes, aumentando a segurança do veículo. Adicionamos também um snorkel da OGZ para que a Tanajura possa se banhar pelos rios que encontraremos pelo caminho.

Passando para a parte interna, tivemos que realizar alguns ajustes na posição do banco traseiro. Dado que viajamos sempre com 3 pessoas atrás, necessitamos de um conforto superior àquele apresentado pelo modelo original. Para isso, fizemos um giro tanto no encosto, quanto no assento, aumentando a inclinação do apoio das costas e a altura do apoio das pernas. Além disso, incluímos um encosto de cabeça e adaptamos um cinto de três pontas para o passageiro central. Todas essas mudanças foram feitas na tapeçaria Modelo. Adicionamos também algumas tomadas 110V, com ajuda de um inversor fixado na caçamba, para que pudéssemos carregar nossos equipamentos eletrônicos. Para aumentar nossa segurança, incluimos uma chave Hamsey, que serve tanto para evitar furtos, quanto em casos de incêndio, uma vez que ao ser acionada essa chave desliga toda a parte elétrica do carro. Um outro dispositivo de segurança instalado foi a trava carneiro, na Autokakos, que quando ligada não permite a ignição do carro e, além disso, caso a partida do carro seja dada (por exemplo: no caso de uma ligação direta), o sistema da trava carneiro bloqueia as rodas na primeira pisada no pedal do freio.

Já na traseira, fizemos diversas modificações, como por exemplo a capota de fibra de vidro. Muitas pessoas mencionam a dificuldade de acesso aos equipamentos que ficam no fundo da carroceria. Além disso, numa viagem longa como essa, na qual o carro é a nossa casa, não seria muito prático levar mochilas grandes (os famosos mochilões). Pensando nisso, no nosso projeto de capota, pedimos para incluir um armário embutido, também em fibra. Na veradade, são 4 prateleiras de cada lado, com profundidade até a linha central do veículo. Para acessar esse armário, colocamos 2 janelas basculantes, uma de cada lado. Dessa forma, ganhamos praticidade e conforto. Em função da forma como o armário é construído, nossas roupas e equipamentos “limpos” ficam separados da poeira e a parte de baixo da caçamba recebe a parte “suja”. Devido a capota alta, “perdemos” o retrovisor central e a solução encontrada para resolver o problema da visão quando fôssemos dar marcha ré foi a instalação de uma câmera de ré juntamente de um kit multimídia, equipamentos obtidos com o apoio do AutoZ. Na carroceria, fixamos nossa bateria extra, que é de ciclo profundo, assim como a de partida, um pouco mais cara que a automotiva, porém bastante versátil – ambas foram cedidas pela Optima Baterias. É dela que vem a alimentação para as tomadas 110V dentro do veículo. Além de garantir que a bateria de partida não descarregue, essas baterias podem carregar e descarregar sequencialmente sem sofrer nenhum dano. Ainda estamos levando uma geladeira de 40lts, cuja regulagem de temperatura vai até -30 oC, também ligada na bateria extra. Levamos também 2 pranchas de desatolamento fixadas na parede interna da capota de fibra. Para finalizar, outros itens de segurança que levamos na carroceria são: Compressor de ar e Kit de resgate da Ironman 4×4, engate removível, cambão e Hi Lift.

Sobre o teto, a Tana leva duas barracas automotivas onde passararemos a maior parte das noites. Super fácil de montar e desmontar, ele nos dá praticidade e segurança contra animais e bixos e ainda nos mantém mais protegidos em dias de chuva. Para quem nunca experimentou, pode soar como um grande deconforto, mas uma noite basta para mudar de ideia. A fabricação é nacional, feita pela Camping’s World.

A seguir detalhamos nossos fornecedores de equipamentos e serviços para quem se interessar por uma aventura:

Ironman 4×4 – Guincho 12.000 lbs; Suspensão Constant Load, Geladeira, Farol de neblina e milha, Kit de Resgate, kit gerenciador de baterias e compressor

4WD Brasil – Para-choque de alumínio naval com suporte para guincho e grade frontal; Proteção inferior, reboque e pranchas de desatolamento

Camping’s World- Barracas automotivas

Suspentécnica - Instalação da Suspensão

OGZ – Snorkel

EBC Brakes – Pastlihas de Freio

Tapeçaria Modelo – Modificação no banco

Grupo Walk – Capota de Fibra

Winch (Celso) – Instalação do gerenciador de baterias, bateria extra, guincho e chave geral – ceslo@winch.com.br

Optima Baterias – Baterias de ciclo profundo (partida e bateria adicional)

Autokakos - Trava Carneiro

9 Comentários

  • Edson Says

    Parabens pela viagem, estou planejando uma com minha esposa pela america do sul em uma frontier igual a essa. Teria como passar valor gasto para equipar o carro ? Não precisa ser valor real…..

  • Zani Says

    Estarei aqui acompanhando a viagem, torcendo para que dê tudo certo, curioso e fazendo anotações para minha expedição.
    Estou colocando meu projeto no papel, fazendo umas coisas no carro e vai ser ótimo acompanhar vocês. Abraço e ótima viagem.

    • 4x1
      4x1 Says

      Legal Zani!! Ficamos curiosos para saber mais sobre o seu projeto! Vamos nos falando…qualquer coisa que pudermos ajudar estamos aí! Abração e bons planos!

  • Tide Says

    Olá moçada. Bela matéria sobre esta linda morena, cheia de charme, beleza e segredos que vocês ainda vão descobrir ao longo destes 10 meses de relacionamento intenso. Tratem ela como uma digna “princesa”, com carinho e muito respeito e ela vos levará a lugares maravilhosos e desafiadores. Estamos navegando junto com vocês. Forte abraço e fiquem com Deus. Do amigo Tide.

    • 4x1
      4x1 Says

      Valeu Tide! Traremos ela com carinho sim; afinal, além de nossa fiel escudeira ela é também a nossa casa móvel =) Grande abraço do tripulantes da Expedição 4×1!!

  • williams rolim Says

    Parabéns! pelo visto vocês pensaram em tudo.

  • Grace Says

    Parabéns! Quero vê-la ao vivo agora! = )

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